Checagens

Verificamos: foto de Manuela D’Ávila com tatuagens e faixa presidencial é falsa

By on setembro 26, 2018

Está circulando pelo WhatsApp uma imagem da candidata à vice-presidência Manuela D’Ávila (PC do B), parte da chapa de Fernando Haddad (PT), em que ela aparece com olheiras, olhos vermelhos e tatuagens de Che Guevara e Lênin, além de uma faixa presidencial. “O Poder de Eleger” verificou que a imagem é falsa.

via GIPHY

Uma busca reversa pela imagem revela que uma das primeiras postagens da foto aparece no Twitter do ator Alexandre Frota, militante de extrema-direita e candidato a deputado federal pelo PSL, partido de Jair Bolsonaro. Ele publicou a foto, sem alterações e edições, no dia 11 de novembro de 2017. Na época, Manuela era pré-candidata à Presidência da República.

No dia 13 de novembro, a imagem foi postada da forma como circula pelo WhatsApp na página RLippi cartoons. Nesta imagem, foram incluídas olheiras mais profundas no rosto de Manuela, além das tatuagens de Che Guevara e Lênin. A página RLippi cartoons posta diversas charges que criticam, em sua maioria, políticos do PT.

Em 21 de novembro, pouco mais de uma semana após a foto ter sido postada, a própria Manuela se manifestou sobre a montagem em sua página no Facebook. “Agora começam as fotos manipuladas. Vejam o tipo: aumentaram minhas olheiras (são grandes mesmo, eu acordo às 5 com minha filha! E ainda a amamento pro desespero dos que sexualizam esse ato lindo da natureza!) e fizeram mais tatuagens em meu corpo. Tenho muitas tatuagens mesmo e as exibo porque são lindas. Não são esses desenhos feinhos que vocês fizeram de Lenin e Che”.

A imagem, porém, continuou circulando no WhatsApp e outras redes sociais. No dia 11 de setembro, quando Haddad e Manuela foram anunciados como candidatos oficiais do PT, a página RLippi Cartoons postou uma nova charge, alterando a montagem inicial, sem a faixa de presidente e com desenhos de Haddad.

Fontes: 

http://archive.is/Wd8MQ

https://www.facebook.com/manueladavila/posts/edi%C3%A7%C3%A3o-e-manipula%C3%A7%C3%A3o-de-imagens:/2393736354008144/

http://archive.is/lPHI6/image


O Poder de Eleger é um projeto para monitorar informações sobre as eleições no WhatsApp. Ao contrário de outras iniciativas de checagem, nós não só verificamos as correntes, mas também devolvemos a informação por WhatsApp, no formato de gifs e áudios. A ideia é criar uma corrente com a informação verificada no mesmo veículo em que ela circulou originalmente. O projeto, da organização Chicas Poderosas, também está na Colômbia, México e Venezuela. Se quiser encaminhar uma corrente para checagem, ou se quiser receber nossas verificações, clique neste link our adicione o número21 981405658 e envie uma mensagem pra gente!

TAGS
RELATED POSTS
Donate
Choose Language
Follow Us
Search
Latest Tweets