Checamos a corrente que diz que Haddad apoia Ciro no 2o turno.

Verificado por: @OPoderDeEleger

Está circulando pelo WhatsApp um texto que leva a crer que o candidato à Presidência do PT, Fernando Haddad, declarou apoio a Ciro Gomes (PDT) em um eventual segundo turno. O Poder de Eleger verificou que a informação é falsa.

via GIPHY

O texto da corrente foi postado originalmente no Facebook. Diz: “Muitos eleitores do Ciro Gomes estão nos questionando (#EquipeHaddad13) em relação ao apoio político e iremos esclarecer. Nós acreditamos que vamos ao segundo turno e venceremos. Entretanto, se a candidatura não chegar ao segundo turno, nossos votos serão de CIRO GOMES, ministro, amigo e defensor de Lula!

O post também diz que haverá uma mobilização “de esquerdistas (Ciro, Haddad e Boulos), do centro de Marina e da direita anti-fascismo de Alckmin” para não permitir que “um homem que apoia a tortura e discursos de violência vença”, em referência a Jair Bolsonaro (PSL). A corrente também pede que as pessoas não votem nulo.

A página do Facebook que compartilhou o texto, no entanto, não é a página oficial de Haddad, apesar de ter o nome do petista. Na página oficial do candidato, que tem o selo de verificação do Facebook, não há nenhuma referência ao suposto apoio a Ciro Gomes. As páginas têm fotos de perfil distintas.

A assessoria de Haddad disse ao Poder de Eleger que, a página também não tem relação com a equipe do candidato, apesar de mencionar a hashtag #equipehaddad13.

A página do Facebook saiu do ar nesta quinta-feira (13), no dia seguinte à postagem do texto. O Poder de Eleger tentou entrar em contato com os responsáveis pela página, mas não conseguiu.

A corrente foi considerada falsa porque leva a crer que Haddad ou sua equipe oficial declaram apoio antecipado a Ciro Gomes no segundo turno, quando na verdade foi uma página sem ligação com o candidato que fez a declaração de apoio.

Curiosamente, no mesmo dia em que o post se popularizou na internet, Ciro declarou que, se ele não passar para o segundo turno e Haddad o fizer, votará no petista. “Se ele (Haddad) for para o segundo turno, voto nele, simples assim. Como votei nos últimos 16 anos, engolindo tudo o que eu não precisava engolir”, afirmou Ciro, de acordo com o jornal O Globo.

Fontes


O Poder de Eleger é um projeto para monitorar informações sobre as eleições no WhatsApp. Ao contrário de outras iniciativas de checagem, nós não só verificamos as correntes, mas também devolvemos a informação por WhatsApp, no formato de gifs e áudios. A ideia é criar uma corrente com a informação verificada no mesmo veículo em que ela circulou originalmente. O projeto, da organização Chicas Poderosas, também está na Colômbia, México e Venezuela. Se quiser encaminhar uma corrente para checagem, ou se quiser receber nossas verificações, clique neste link our adicione o número21 981405658 e envie uma mensagem pra gente!