Checamos o GIF falso do Geraldo Alckmin

Verificado por: @OPoderDeEleger

Está circulando pelo WhatsApp uma corrente usando um trecho da entrevista que o candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, deu ao Programa Roda Viva, no dia 23 de julho. Mas, no meme, deturparam o que o candidato fala. Uma legenda diz:  “FODA-SE O POVO”, quando, na verdade, aos 5 minutos e 19 segundos da entrevista, Alckmin fala “A FORÇA DO POVO”.

Assistindo à entrevista fica claro o momento da resposta dele. O candidato estava respondendo a uma pergunta do apresentador do programa, Ricardo Lessa, sobre seu  programa para gerar emprego e renda no Brasil. A resposta completa à pergunta é:

“No primeiro dia, apresentar todas essas reformas macro e microeconômicas. Aliás, está aqui até conosco o Pérsio Arida, que coordena o programa na área econômica. Nós fomos buscar, Ricardo Lessa, os melhores economistas, os que trabalharam no Plano Real. Pérsio Arida, Edmar Bacha, Mendonça de Barros. O Brasil tem como voltar a crescer 3, 4% durante 20, 30 anos. Em quantos anos a gente dobra a renda do brasileiro? E quem for eleito, e eu vou trabalhar muito pra ser eleito, vai ter mais de 50 milhões de votos, 55 milhões de votos. Se acreditar nas mudanças, vai aprovar no Congresso, porque a legitimidade é das urnas. A FORÇA DO POVO, ela é muito grande”.

O exato momento que ele fala a frase verdadeira pode ser visto aqui:


O Poder de Eleger é um projeto para monitorar informações sobre as eleições no WhatsApp. Ao contrário de outras iniciativas de checagem, nós não só verificamos as correntes, mas também devolvemos a informação por WhatsApp, no formato de gifs e áudios. A ideia é criar uma corrente com a informação verificada no mesmo veículo em que ela circulou originalmente. O projeto, da organização Chicas Poderosas, também está na Colômbia, México e Venezuela. Se quiser encaminhar uma corrente para checagem, ou se quiser receber nossas verificações, clique neste link our adicione o número 21 981405658 e envie uma mensagem pra gente!