Acelerador de 17 semanas America Latina summit

O teu momento é AGORA! Como nasceu a imagem da chica poderosa summit 2018

By on Maio 10, 2018

Inês Barracha é a artista responsável pela Chica Poderosa que este ano ilustra o summit anual, uma celebração de todos os desafios alcançados por Chicas Poderosas por todo o mundo.

Estavamos em festa, a mana fazia 30.

Já fora de horas, a amizade trouxe a Mariana ao alpendre mais animado daquela noite de Setembro. Quase como uma aparição, aquela Chica, amiga de há muito, mas que há muito também não via, apareceu, Poderosa!
Principalmente a poderosa Mariana apareceu na minha vida numa altura decisiva.
Não sei bem se é o destino que assina estes encontros, o que é certo é que foi como fome e vontade de comer.
Eu falei que o parto estava para breve, que já sentia as contrações de uma gravidez criativa que vinha a crescer em mim desde que me afastei dos lápis, dos pincéis, dos riscos livres no computador.
Carregava uma imensa vontade de deitar cá para fora muitas ideias imaginadas, formas, texturas, intenções, sensações…
Em 2005 acabava Pintura na Faculdade de Belas Artes com um gostinho por algo mais desafiador. Segui direta para Bournemouth no Reino Unido, saí de lá Mestre em Animação Digital 3D e entrei na porta que se abriu para Soho em Londres. Uma experiência de poucos anos mas muitos projetos em pós-produção de anúncios e filmes, um universo que permitiu novas divagações.
Rapidamente a Saudade que todos conseguem sentir, mas só o português deu o nome, chamou-me de volta à terra solarenga, afável, à família. Foi tempo de voltar de bagagem cheia de novas vivências, foi tempo de sonhar um lugar na terra natal, tempo de ver nascer duas filhas lindas (como todas as filhas, mas estas são só nossas!).
Agora com duas filhas, o meu Manel (que é de forma tão perfeita tudo aquilo que eu não consigo ser), uma casa feita por nós…
Agora depois de ter dado aulas em vários sitios, de várias matérias e a várias idades; agora depois de ter nadado no design de comunicação e interiores, herança do pai e da mãe; agora 5 anos depois de ter aberto a porta vermelha do MODO, uma casinha neo-rural de criação e experimentações artísticas que inventei e dei alma; agora depois de muitos projetos, alguns comunitários outros até solidários. Agora que a Ava tem 9 e a Lisa tem 3, voltei a mim.
Fui alimentando esta gravidez de ideias, as formas foram-se tornando mais definidas, bem gordinha estava pronta a parir.
A Mariana Poderosa chegou ao alpendre mesmo a tempo de ajudar a me trazer à luz. O poder das Chicas também ajudou a fazer nascer de mim nada mais, nem menos que eu própria.
Por vezes uma mulher poderosa, que acredito ser, mesmo cheia de vontade e capacidade, também precisa de uma mão!
Foi essa mão empoderadora que me estendeu o desafio de que precisava para me libertar da inércia que me tinha dominado.
Com um prazo quase impossível, as Chicas Poderosas pela mão intuida da Mariana Santos, fizeram-me uma proposta irrecusável. Dar rosto a três mulheres brasileiras de três culturas diferentes que viriam a ser as embaixadoras do projeto “uma mulher de Amazonia completamente roots, uma mulher do Nordeste com o ar da graça e a magia que se sente lá, e uma mulher de São Paulo, representando uma faceta mais cosmopolita” . Conhecer e representar identidades, personalidades, culturas é o que alimenta a minha imaginação criativa, como poderia recusar!? Era o bilhete que me faltava para a vi(r)agem da minha vida.

Agarrei o desafio e logo outros o sucederam. Desde cedo percebi quão Poderosas são todas as mãos que as Chicas nos estendem.

Foi esse o conceito que inspirou a imagem que criei para a celebração dos cinco anos das Chicas Poderosas.

Numa figura quase divinizada florescem braços que representam uma mulher versátil determinada e incontornavelmente poderosa. É uma mulher alegre e comunicativa que celebra várias culturas, desperta e curiosa. Tudo parte de  um par de braços firmes entrelaçados como raízes que suportam o passado, a história, a identidade. Lendo a figura da esquerda para a direita, uma mão convicta, assenta numa anca invisível, é a vontade do fazer acontecer, da cabeça erguida sem medos. O braço que acolhe tem tatuado o amor, que conduz a intuição do sentir e se estende a todos de mão aberta. A Chica detém o poder de comunicar e ligar os cinco  continentes numa só mensagem e é com a firmeza de uma força cor de rosa que alia a mente ao coração. Um braço mágico que dança, personifica a vertente misteriosa e encantadora que seduz, apaixona e faz apaixonar. A Chica tem paixão pelo mundo, luta pelas causas justas, por todos e não desiste! Ergue nos dedos a vontade da paz. Com sabedoria e sensatez a Chica tem o poder de ensinar e orientar. Finalmente com habilidade e ousadia não teme levantar a ponta de nenhum véu!!!
Sem me dar conta transformei-me também eu numa Chica Poderosa e visto com muito orgulho esta “camisola”, e  você?

“Your time is now!”

Inês Barracha
TAGS
RELATED POSTS
Donate
Choose Language
Follow Us
Search
Latest Tweets