Colombia Jornalismo de investigação

Chicas Poderosas Colômbia: elas fizeram acontecer… novamente desta vez com o Facebook e o Consejó de Redación

By on março 7, 2018

Por que é importante verificar e verificar informações em um contexto regional e local?

A informação é uma ferramenta de poder, com a qual se pode contribuir para a construção de relacionamentos mais ou menos equitativos, neste sentido, é importante gerar canais de acesso a informações que nos permitam fazer perguntas sobre nosso consumo na vida cotidiana, sobre discursos explícitos e implícitos na informação que acessamos através dos diferentes meios de comunicação, Acredito, que a diversificação das fontes de informação pode abrir as perspectivas de uma sociedade que tende a polarizar de forma bastante rápida e, nesse sentido, acredito que, como comunicadora visual, é  importante tentar entender os antecedentes de como a informação é produzida e divulgada, porque a partir daí podemos combater discursos de confusão e desconforto para a sociedade.

Chicas Poderosas, Facebook e Consejo de Redacción exercem treinamento em verificação e verificação de dados para jornalistas.

 

A 27 de fevereiro de 2018, o Facebook, o Consejo de Redacción e Chicas Poderosas, ofereceram um workshop sobre verificação de dados para mais de 80 jornalistas colombianos.

O evento, realizado em Bogotá, contou com a apresentações de Pablo Fernández, diretor da equipe de Inovação Editorial da Chequeado, Nic Días, pesquisador da First Draft, um projeto da Universidade de Harvard que combate a desinformação; Miriam Forero, editora da Colombiacheck.com, um projeto do Consejo de Redacción, uma rede de jornalistas investigativos colombianos; e Lia Valero e Eliana Vaca de Chicas Poderosas Colômbia.

“É importante expandir a verificação de dados. Se nós tomarmos maior control da mídia e contrastando o que os candidatos dizem, mais cidadãos serão informados corretamente,  será mais claro se eles estão falando mentiras ou não, e mais aqueles que têm uma atitude crítica. Isso deve se refletir em uma democracia mais sólida e em um voto mais consciente “, afirmou Forero.

Por que a verificação é importante? Como Nic comentou como parte de sua apresentação, 71% dos jornalistas usam redes sociais para encontrar novas histórias e idéias, mas apenas 11% sabem como fazer uma verificação de fato nessas plataformas.

Durante o dia, o First Draft apresentou ferramentas para a verificação de fotografias e vídeos para uso na mídia, bem como ferramentas de monitoramento social. Chequeado, por outro lado, compartilhou sua metodologia de trabalho e processos em projetos de verificação de dados.

Para Pablo Fernández, na América Latina, é fundamental consultar fontes alternativas. Ou seja, quem produz dados e é relativamente respeitável.

“Tentamos ser e parecer equilibrado para que eles não nos chamem Kirchneristas ou Macratos porque há uma parte do público muito polarizada”, disse Fernández.

Como exemplo de fontes oficiais ou alternativas, ele mencionou sindicatos, centros de estudo, municípios, governos distritais, Banco Mundial, grupos de pesquisa ou universidades.

Chequeado está interessado em fortalecer a democracia através da defesa do direito à informação e verificação do discurso público. Seu método consiste em 8 etapas:

  1. Selecione uma frase verificável

  2. Ponder sua relevância

  3. Consulte a fonte original

  4. Consulte a fonte oficial

  5. Consulte fontes alternativas (é fundamental na América Latina!)

  6. Coloque em contexto

  7. Confirme, relativize ou negue

  8. Qualificar

“Parte do trabalho da Chequeado é pensar que o leitor pode nos verificar a nós mesmos”, disse Fernández.

Para Juan Esteban Lewin, Subeditor de La Silla Vacía, é importante entender que existem limites com figuras oficiais. No entanto, o que mais importa ao publicar uma verificação é chegar a uma conclusão macro para que não permanecemos no detalhe de cada declaração e seu status de verdade ou falsidade.

“Você tem que procurar a declaração para o discurso completo”, disse ele como parte da oficina.

TAGS
RELATED POSTS
Donate
Choose Language
Follow Us
Search
Latest Tweets