Evento de treinamento investigativo no Brasil: inclusão, cidadania e gênero na política

Este ano de 2018, o Brasil verá um ano de um contexto político muito borbulhante.

Chicas Poderosas está iniciando um novo ano emocionante com duas novas iniciativas destinadas a capacitar e aumentar o número de mulheres latino-americanas no jornalismo investigativo. O primeiro é um programa para apoiar as mulheres empreendedoras no desenvolvimento de organizações de mídia de investigação independentes e independentes – a NVL a partir de 29 de janeiro.
O segundo é um programa de treinamento de mídia digital de jornalismo investigativo estreitamente alinhado que acontecerá em sete países entre julho de 2017 e junho de 2018. Vamos culminar o ano com um evento anual em maio de 2018 que se focará em mulheres em jornalismo investigativo, empreendedorismo e mídia independente.

No dia das mulheres, 8 de março, Chicas Poderosas entregará um treinamento de jornalismo investigativo que reúne todos os melhores ‘players’ do país que dedicaram suas investigações sobre a chamada “notícia falsa”. Como o Brasil muitas vezes viu muitas noticias falsas, existem organizações de notícias independentes que se dedicam a fazer checagem em tempo integral: Agencia Lupa, Aos Fatos e Truco. Esses ‘players’ têm treinado jornalistas em todo o país para garantir que se possa criar uma rede colaborativa de jornalistas que participem ativamente nestas eleições.

Depois de ouvir as opiniões da comunidade Brasilien Chicas Poderosas, o ‘skill’ mais necessário é a verificação de fatos. Mais jornalistas querem usar essa habilidade e se envolver em parar o que muitas vezes foi uma normalização de notícias falsas.

Com o apoio do Google News Lab, a Chicas Poderosas irá promover um evento de 3 dias. No dia 8 e 9, haverá discussões e apresentações com especialistas da indústria em verificação de fatos. Todas as palestras e painéis serão transmitidos ao vivo e documentados para a comunidade geral Chicas Poderosas.

No sábado, dia 10, haverá um hackathon de 12 horas em que as equipes multidisciplinares pré-selecionadas trabalharão em conjunto com mentores e especialistas da indústria, para projetar e desenvolver um protótipo de história investigativa com base nos dados encontrados nos dois dias anteriores. No final do dia, as diferentes equipes lançarão suas histórias e as melhores serão publicadas em uma organização de notícias parceira. Chequeado – a primeira agência de verificação de fatos na América Latina, se juntará ao evento proporcionando uma perspectiva argentina, para romper com as barreiras espanhol-portuguesas e permitir que os jornalistas latino-americanos se juntem e aprendam uns dos outros – esta é a mágica que Chicas Poderosas acredita pode mudar o mundo – quando trabalhamos em colaboração.

As candidaturas estarão aqui publicadas uma vez que tenhamos garantido o melhor treinamento para mulheres jornalistas no Brasil.