A felicidade chega ao Porto em forma de inovação

Chicas Poderosas Porto 29 e 30 de Maio de 2017

Hard Club (Sala 2)

Mercado Ferreira Borges

Poderá a inovação ser passaporte para a felicidade? Deve, aliás, a inovação contribuir para a felicidade? Ou é a felicidade que aparece como requisito e fim da inovação? Como pode o poder local potenciar a felicidade? Seria possível a felicidade sem igualdade? Estas e tantas mais questões vão estar em cima da mesa nos próximos dias 29 e 30 de Maio, no mercado Ferreira Borges, no Porto.

Com o selo da ONG Chicas Poderosas e da Câmara Municipal do Porto, numa iniciativa integrada na semana Start&Scale 2017, a sociedade civil é convidada para dois dias de debates, apresentações, conversas em jeito de entrevistas e workshops onde se tentará descobrir de que forma o talento e a inovação podem ser postos ao serviço da humanidade.

Nuno Vargas (design thinking), Tiago Forjaz (CDO da MighT – Talent Strategists), Berta Nunes (presidente da Câmara Municipal da Alfândela da Fé), Rodrigo Carvalho (empresário, co-fundador da Nutriventures), e Rosário Gamboa (presidente do Instituto Politécnico do Porto) são apenas alguns dos nomes que vão passar no espaço das Chicas Poderosas para ajudarem a pensar temas considerados fundamentais nos dias de hoje.

Encerrado definitivamente o paradigma dos anos 1980 e 1990 em que se devia conseguir lucro a qualquer custo, a sociedade global depara-se, agora, com outro nível de preocupações como a explosão de empreendedorismo e a panóplia de soluções de trabalho flexível, remoto, em função de uma qualidade de vida cada vez mais desejada.

Em 2014 a revista Wired dedicou um extenso artigo ao “Virtuoso ciclo da felicidade”, do qual citamos um pequeno parágrafo:

“A nossa geração está a chegar ao ponto de uma saturação material. Já este ano, o Center on Everyday Lives of Families, sedeado em Los Angeles, refere que estamos hoje a viver na sociedade materialmente mais rica da história. Como resultado disso, os millennials são menos propensos à compra de “coisas” virando-se mais para experiências. Mas o que torna as experiências tão desejáveis? Além das experimentações de produto, o marketing e serviços de experiências acedem às emoções, e a mais poderosa (ou, aquela pelos quais os clientes estão dispostos a pagar) é a felicidade”.

Sob o mote da felicidade e da inovação, as Chicas Poderosas regressam assim ao Porto, dois meses depois do último evento, querendo alargar o espectro do debate, recordando que é com o contributo de todos que se pode chegar a uma sociedade mais justa, mais equilibrada e claro, mais feliz.

Inscreve-te aqui

Agenda:

dia 29

9:15 – Acreditações

9:30 – Convidado CMP TBA

10:00 – 12:00 – Workshop DESIGN THINKING com Nuno Vargas

14:30 – 16: 50 – Workshop de programação com Ana Saldanha, geek girls

17:00 – Pecha Kucha – inscrições no dia do evento

17:45 – Rodrigo Carvalho da Nutriventures

dia 30

10:00 – Tiago Forjaz da MighT

10:45 – Mafalda Moutinho entrevista Berta Nunes

11:30 – Bisturi @Chicas Poderosas

14:30 – 15:50 –  Workshop de Podcast com Paula Cordeiro

16:00 – Francisca Van Zeller – Van Zeller & co

17:00 – Rosário Gamboa – Politécnico do Porto

17:45 – Convidado CMP TBA