Está chegando a hora do Chicas Brasil!!!

rio copy

Confira a programação do Hackathon Paralímpico by Chicas Poderosas!

Começa nesta sexta-feira, 28, no Rio de Janeiro, a primeira edição do Chicas Poderosas no Brasil. O evento será uma maratona de programação realizada na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para criar conteúdo jornalístico digital sobre a Paralimpíada.

Um time de jornalistas, designers, programadoras e estudantes que vêm do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia vão participar do hackathon, que termina no sábado, 29, com a apresentação dos projetos.

As infografias e narrativas digitais criadas serão distribuídas livremente para a imprensa, para informar o público sobre como funcionam as modalidades paralímpicas, os equipamentos especiais dos atletas, além de dados de acessibilidade para os Jogos, informações históricas e outros temas. A equipe vencedora, a ser anunciada no sábado, ganhará acesso livre aos jogos para se juntar à equipe de Comunicação do Comitê Paralímpico Internacional.

O evento acontece na Cidade Nova e dará início às atividades do Festival Paralímpico, marcado para os dias 6 e 7 de setembro na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na ocasião, também começarão a ser vendidos os ingressos para os jogos, que acontecem entre 7 e 18 de setembro do ano que vem.

Começaremos na tarde de sexta com palestras da fundadora Mariana Santos, Stanford Knight Fellow e editora de infografia da Fusion, da jornalista Natália Mazotte (Escola de Dados) e de Rosinha Santos (paratleta do Atletismo). Em seguida, formaremos as equipes para o início dos trabalhos. No sábado, os times se reúnem durante todo o dia para realizar as infografias com ajudas de mentores.

PROGRAMAÇÃO

Sexta–feira, 28 de Agosto
13:30h – Início do credenciamento dos participantes + Networking
14:00h – Abertura + Boas Vindas – Adriana Garcia (Diretora de comunicação Rio 2016) e Mario Andrada (Diretor Executivo de Comunicação Rio 2016)
14:10h – Atividade inspirada em design thinking – Gabriela Mafort (Estácio)
14:20h – Palestra – Mariana Santos (Fusion, ICFJ, Chicas Poderosas)
14:45h – Palestra – Natália Mazotte (Escola de Dados)
15:10h – Coffee break 15:40h – Palestra – Rosinha Santos (atleta paralímpica)
16:00h – Introdução ao hackathon e descrição dos dados disponíveis – Nikolas Iubel (Rio 2016)
16:15h – Formação das equipes + Brainstorming de ideias para trabalhos
18:00h – Encerramento

Sábado, 29 de Agosto
08:00h – Welcome Coffee
08:15h – Lightning Talks (palestras de 5 min com mentores)
08:30h – Início do trabalho em equipe – Hackathon
12:00h – Almoço
12:45h – Retomada do hackathon
16:00h – Coffee break
17:00h – Apresentação dos trabalhos
18:00h – Encerramento

Quer acompanhar tudo que vai acontecer durante o evento? Siga-nos no Twitter (@chicas_brasil) e nossa página no Facebook. Nos vemos lá!