Hackathon Paralímpico by Chicas Poderosas Brasil

post-blog

Em Stanford, na Califórnia, os brasileiros começaram a tramar as edições brasileiras do Chicas Poderosas!

O projeto Chicas Poderosas – que busca trazer cada vez mais mulheres latinas para a vanguarda do jornalismo digital – estréia no Brasil nos dias 28 e 29 agosto, no Rio de Janeiro, no “Hackathon Paralímpico by Chicas Poderosas”.

Como parte das comemorações do Dia Internacional Paralímpico, Chicas se junta ao Abraça (programa de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado dos Jogos do Rio 2016), em um hackathon para desenvolver conteúdo jornalístico interativo e visualizações de dados sobre o tema.

Criado em 2013 pela designer portuguesa Mariana Santos, Chicas Poderosas é um movimento para aumentar a diversidade de vozes no jornalismo e diminuir a desigualdade de gênero nas redações, criando um corpo de mulheres treinadas para serem líderes em toda a América Latina (e além!).

Os eventos Chicas já aconteceram em oito países das Américas, com a presença de profissionais de Brasil, Argentina, El Salvador, México, Colômbia, Chile, Nicarágua, Costa Rica e Guatemala, além de mentores da Pro Publica, do Google, da Universidade de Stanford, do International Center for Journalists, da Singularity University e dos jornais The New York Times e The Guardian.

Agora, chegamos ao Brasil com o objetivo de trazer mais jornalistas, designers, programadoras e desenvolvedoras brasileiras para esta rede internacional. Durante os dois dias de evento, teremos palestras sobre jornalismo de dados e narrativas visuais. Em seguida, as participantes serão convidadas a pôr a mão na massa e elaborar projetos em grupos.

Mal podemos esperar para receber vocês!